ESTAÇÃO DO FIM DO MUNDO
Depois de muitos anos sem funcionar, o Trem do Fim do Mundo recuperou parte do antigo trajeto que realizava o trem dos presos que, que saía desde a prisão no centro da cidade de Ushuaia até as ladeiras do Monte Susana com o objetivo de conseguir materiais ( madeiras e pedras) para a construção do presídio.
A estação do trem está a só oito km da cidade de Ushuaia, e é onde nossos guias e guardas convidam todas as pessoas para reviverem os últimos sete km do trajeto. A bordo do trem poderemos escutar a história dos presos que diariamente vinham cortar madeiras nesta região e desfrutar das magníficas paisagens composto pelo zigzagueante río Pipo, a cascata La Macarena, o cemitério de árvores e o majestoso bosque de lenhas.
Desta forma o trem entra numa parte inacessível do Parque Nacional Terra do Fogo, onde você poderá desfrutar desta experiência a bordo de um trem de época, com locomotivas a vapor e elegantes vagões que têm amplas janelas e um sistema de áudio individual e terá a possibilidade de escutar a história do trem em 7 idiomas diferentes e não somente para apreciar a natureza ao redor mas também para conhecer uma parte importante da história de Ushuaia.
Conheça o mais completo roteiro do mercado, percorrendo a Patagônia!
Puerto Madryn, Ushuaia (com Trem do Fim do Mundo), El Calafate.
e Buenos Aires, devido a rota aerea, na ida e volta.
OBS.: a numeração dos dias, não se refere à data e, sim, refere-se à sequencia diária.
Ushuaia: Uma Aventura no fim do Mundo
DIA 1: BUENOS AIRES – Recepção no aeroporto e traslado ao hotel escolhido. Alojamento. Resto do dia livre e noite livre.
DIA 2: BUENOS AIRES – Café da manhã no hotel. City tour em Buenos Aires visitando os principais pontos turísticos. Na zona norte destacam-se RETIRO, RECOLETA e PALERMO; descobrindo porque Buenos Aires é considerada a Paris da América do Sul. O centro histórico, cívico e administrativo, SAN NICOLÁS Y MONSERRAT, com o Obelisco e a Plaza de Mayo. Os setores que deram origem a esta cidade, SAN TELMO e LA BOCA, berço de duas grandes paixões locais: o tango e o futebol. Durante o passeio passaremos por PUERTO MADERO, um dos lugares mais jovens da cidade e uma área gastronômica. Quando este dia é um domingo o passeio termina na Feira de San Telmo. Ao final do passeio, o resto do dia é livre para realizar outras atividades opcionais. Noite livre.
DIA 3: BUENOS AIRES – PUERTO MADRYN – Café da manhã no hotel e tempo livre até o traslado ao aeroporto para embarque no voo com destino a Trelew. Recepção no aeroporto de Trelew e traslado ao hotel selecionado em Puerto Madryn. Resto do dia livre. Noite livre.
DIA 4: PUERTO MADRYN – Café da manhã no hotel.
Excursão Península Valdés: Saímos de manhã cedo em direção à Área Natural Protegida Península Valdés. Após uma hora de viagem chegamos a Puerto Pirámides, onde embarcamos para a tradicional observação regular de baleias (opcional não incluída) entre os meses de junho e dezembro ou leões marinhos e aves costeiras entre os meses de janeiro e março. Tempo livre para almoço (opcional não incluído).
Continuamos visitando a colônia de lobos marinhos de Punta Pirámides, onde poderemos ver a colônia reprodutiva de lobos marinhos, juntamente com as vistas panorâmicas dos mirantes do local.
Em seguida, partimos para Punta Cantor para observar a costa externa da península, o incrível acidente geográfico que é Caleta Valdés e, percorreremos as diferentes trilhas para poder observar a colônia de elefantes marinhos e as formações geológicas da costa.
A partir daí iniciamos o retorno ao Istmo Carlos Ameghino, onde visitamos o Centro de Interpretação. Ao longo do passeio temos uma boa probabilidade de observação de fauna terrestre como guanacos, emas, raposas, maras, piches e gambás em seu habitat natural. Volta para o hotel. Noite livre.
DIA 5: PUERTO MADRYN – Café da manhã no hotel. Excursão Punta Tombo: Esta magnífica excursão ao reino dos pinguins dura aproximadamente 8 horas e é oferecida entre setembro e abril. Pela manhã nos dirigimos para o sul em direção à Reserva Provincial Punta Tombo, que abriga a maior colônia de reprodução de pinguins de Magalhães (Spheniscus Magellanicus) do mundo. Depois de uma viagem de aproximadamente duas horas e meia pelas rotas da Patagônia (180 km), chegamos à reserva.
A visita, que durará aproximadamente 3 horas, inclui um passeio pelas trilhas desta maravilhosa colônia de pinguins e o impressionante Centro de Interpretação de Punta Tombo. As instalações do Centro de Interpretação incluem Cafeteria-Restaurante, banheiros e trilhas dos ventos patagônicos.
Este Centro de Interpretação é obra do arquiteto José Pablo Mehaudy. Foi inaugurado no final de 2010 e permite aos visitantes compreender o comportamento do Pinguim Magalhaes na Bahia de Janssen no seu ciclo reprodutivo onde começam a construir o ninho, acasalamento e reprodução, na primavera. O edifício está construído de tijolo, adobe e madeira em forma semicircular e é alimentado por energia solar. Aqui estão incluídos todos os habitantes da Patagônia, como as aves marinhas, guanacos, maras, raposas cinzentas, etc. que povoam o vale menor do rio Chubut, as galerias do mar (que transmitem o que acontece no fundo do mar) e as terras em que viviam os Tehuelches quando chegaram os galeses, em 1865.
O almoço não está incluído. À tarde, o retorno a Puerto Madryn é realizado. Noite livre.
DIA 6: PUERTO MADRYN – USHUAIA – Café da manhã no hotel e tempo livre até o traslado ao aeroporto de Trelew para embarque no voo com destino a Ushuaia. Chegada em Ushuaia, recepção e traslado ao hotel selecionado. Resto do dia e noite livre. Neste dia o passageiro fica com esse tempo livre em função de poder fazer a sua escolha de voos conforme melhor lhe convier.
DIA 7: USHUAIA – Café da manhã no hotel. Excursão City tour: Saindo do porto local pela Avenida Maipú, em direção à Passarela Luis Pedro Fique, cruzaremos esta passagem estreita que nos levará ao bairro La Misión, local escolhido pelos primeiros homens brancos que se instalaram na área. Outros bairros a serem visitados serão Brown e Solier, habitados pelos primeiros imigrantes que chegaram em meados e início do século. Em nosso passeio poderemos observar antigas casas pertencentes às primeiras famílias fuegianas como Beban, Pastoriza, Canga, Fique, Salomón, Ramos e a Legislatura Provincial, antiga Casa do Governo. Também poderemos observar o contraste e o crescimento explosivo produzido pela chegada de novos colonos a partir dos anos 80.
Em nosso passeio incluiremos a transferência para a base do teleférico do Glaciar Le Martial com seu caminho sinuoso que nos permitirá desfrutar da altura, conforme nos afastamos da cidade, uma bela paisagem. Se as condições do clima permitirem, poderemos fazer um passeio a pé na zona da base do teleférico.
Nosso retorno será pela avenida Leandro N. Alem, e continuaremos nas instalações do Museu Marítimo e Ex-Penal de Ushuaia, após uma breve visita iremos ao Museu do Fim do Mundo, onde grande parte do passado fueguino pode ser conhecido.
Volta para o hotel. Noite livre.
DIA 8: USHUAIA – Café da manhã no hotel. Excursão Parque Nacional Tierra del Fuego: Está localizado a apenas 11 km. da cidade. Poderemos apreciar em seus limites lagos, lagoas e rios, e sua saída para o Canal de Beagle, característica que o diferencia dos demais parques nacionais de nosso país.
Aqui poderemos registrar esta aventura na placa que é símbolo do local. Você fotografa, posta e seus amigos curtem instantaneamente no Brasil.
Do porto, pela Avenida Maipú em direção ao sudoeste pela rota nacional nº. 3, percorreremos os arredores da cidade até chegar à encosta do Monte Susana, testemunha do trabalho dos condenados da antiga prisão, onde se encontra a estação do Caminho de Ferro Austral Fueguino, o Trem do Fim do Mundo. Aqui faremos uma parada para este passeio. (opcional).
Em seguida, continuamos pelo vale do rio Pipo até o desvio para entrar na Baía de Ensenada, onde podemos ver as ilhas Redonda e Estorbo e na outra costa do canal de Beagle as montanhas nevadas da cadeia de Sampaio (Chile). De volta à rota nº. 3, por uma estrada estreita que em seu lado nos mostra as várias espécies de nossa flora da Terra do Fogo, chegaremos ao Lago Roca e faremos uma caminhada margeando o Lago e o Rio Lapataia, em sua drenagem natural. A partir deste ponto, o Cerro Condor preside a paisagem, por cujo pico passa a fronteira com a República do Chile.
Iremos para a outra ponta do Parque, onde termina a rota nacional. # 3, na Bahía Lapataia, neste trajeto observaremos a Lagoa Verde e a Lagoa Negra, uma impressionante turfeira em formação. Finalmente percorreremos a represa dos castores, cujo caminho nos levará à Baía de Lapataia.
Com sorte, poderemos ver um por do sol instagramável e que justifica o nome “terra do fogo” !
Retorno para o hotel. Noite livre.
DIA 9: USHUAIA – EL CALAFATE: Café da manhã no hotel. Tempo livre até o traslado ao aeroporto de Ushuaia para embarque no voo com destino a El Calafate. Chegada e recepção em El Calafate, traslado ao hotel selecionado. Resto do dia e noite livre.
É uma cidade acolhedora e ao gosto de nós, brasileiros, que amamos gastronomia, pausa para uma “prosa com bebida quente” e compras.
Neste dia o passageiro fica com esse tempo livre em função de poder fazer a sua escolha de voos conforme melhor lhe convier.
E, nesta primeira noite você pode ter um agradável e aconchegante momento jantando no Restaurante La Tablita em El Calafate.
Este é um dos melhores restaurantes em El Calafate, conta com uma decoração rústica e espaçosa e é muito concorrido; por isso é recomendável reservar alguns dias com antecedência. Lá você poderá experimentar os tradicionais pratos argentinos, como o bife de chorizo e o cordeiro patagônico assados no fogo de chão e acompanhados de uma massa. Os pratos são bem servidos e podem ser divididos entre duas pessoas.
DIA 10: EL CALAFATE – após o café da manhã no hotel, sairemos em excursão ao Glaciar Perito Moreno.
Viajaremos de El Calafate ao Glaciar Perito Moreno por uma distância de 80 km acompanhados por um guia autorizado pelo Parque Nacional “Los Glaciares”. Saindo da cidade podemos ver o Lago Argentino com sua Baía Redonda. Nela é possível observar uma importante variedade de avifauna, destacando-se o cisne-de-pescoço-preto, os flamingos e os patos.
Nos primeiros 40 kms são percorridos pela estepe patagônica onde se destaca a cor amarela, devido aos seus pastos denominados Coiron. Ao cruzar a entrada do Parque Nacional, entramos na Floresta Andina Patagônica, onde observaremos ñires, cerejas e lengas, entre outros.
Uma vez na geleira, contemplaremos a majestade que impressiona os olhos do visitante, e uma vez restaurados do espanto, iniciaremos a caminhada pelas passarelas e varandas para desfrutar de diferentes vistas da frente do Glaciar.
Sem dúvidas, este é um dos locais mais “instagramáveis” do planeta!
Opcional dentro da excursão Parque Nacional Moreno Spirit ou Safári Náutico.
Retorno ao hotel. Noite livre.
DIA 11: EL CALAFATE – Café da manhã no hotel. Dia livre para realizar atividades opcionais como a Excursão All Glaciers ou Ice Rivers.
Costumamos deixar em nosso roteiro este dia livre, pois praticamente todos desejam repetir o dia de sensações nos glaciares, já que é uma experiência única e uma viagem que não se repete em muitas vidas, pois o planeta Terra nos chama para outras aventuras similares e tão espetaculares quanto esta.
E há um passeio “prático”, simples e rápido, e muito interessante: O Glaciarium! Você algum dia já bebeu em um bar de gelo?
O Glaciarium é dividido em dois espaços: um museu e um bar. O museu é um centro onde cientistas investigam e divulgam informações glaciares com o objetivo de despertar a curiosidade e promover conhecimento sobre esta região da Patagônia, além de incentivar a consciência com o meio ambiente. Você vai aprender sobre o processo de formação das geleiras e sobre a cidade através de maquetes, fotos e vídeos.
O bar do Glaciarium é um conteiner com paredes, mesas, cadeiras e copos feitos de gelo. A temperatura interna de lá é de 10 graus negativos e para que você não passe frio, são distribuídos uma capa e luvas e o tempo máximo de permanência é de 25 minutos. Lá você poderá tomar bebidas sem álcool, destilados e licores ao som de ótimas músicas. Os drinks já estão inclusos no ingresso desta atração. O preço para a entrada no Glaciarium é de $360 pesos argentinos. O Glaciarium está a 6 quilômetros do centro e a prefeitura de El Calafate disponibiliza um ônibus gratuito para lá, saindo do Centro de Informações Turísticas, no centro da cidade, por isso não é necessário se preocupar com o transporte para fazer este programa.
Noite livre. Com certeza você desejará encerrar a sua jornada na Patagônia se divertindo com a sorte em um dos cassinos locais.
El Calafate tem vários cassinos onde você pode tentar a sua sorte. Alguns estão situados dentro de hotéis, mas há também cassinos independentes como o da Avenida del Libertador no centro da cidade. Esses cassinos incluem roletas, mesas de pôquer, caça-níqueis e bares para desfrutar de um drink enquanto você joga.
DIA 12: EL CALAFATE – BUENOS AIRES – Café da manhã no hotel. Tempo livre até o traslado ao aeroporto de El Calafate para embarque no voo com destino a Buenos Aires. Recepção em Buenos Aires e traslado ao hotel selecionado. Noite livre. Fica facultado ao passageiro seguir ao Brasil, em retorno, sem pernoite, caso lhe convenha e caso os voos obtidos sejam favoráveis.
DIA 13: BUENOS AIRES (*) – Café da manhã no hotel. Tempo livre até a hora do transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino ao próximo destino. Fim dos nossos serviços.
IMPORTANTE: A ordem de tours pode variar em função de logística do momento e meteorologia.
(*) Conforme os horários dos voos as noites inicial e/ou final em B Aires, podem ser suprimidas pois estão previstas apenas para viabilizar conexões conforme cada horário de voo de chegada e de saída.